terça-feira, 7 de abril de 2009

O que é a Psicopedagogia?

O que é a Psicopedagogia?
por Angélica Ortigoza - Psicopedagoga

A psicopedagogia esta intimamente ligada ao processo de aprendizagem humana. Tem como concepção olhar para o indivíduo e destacar suas singularidades e potencialidades enquanto sujeito. Compreendendo que aquele que participa do processo de aprendizagem é composto por um corpo, que está além de suas funções biológicas, com disposições cognitivas e afetivas, bem como, inserido num contexto sócio-cultural que interfere diretamente na sua relação com o objeto e com o outro, portanto no processo ensino-aprendizagem.
A área da Psicopedagogia vem oferecer subsídios que possibilitem uma leitura mais minunciosa dos processos cognitivos e dos mecanismos psicológicos que estão atrelados ao sintoma do comportamento que se faz visível na situação de aprendizagem.
Esta leitura dos processos de aprendizagem cria uma nova necessidade: a intervenção psicopedagógica, pois feita à leitura do que esta por “traz” da cena apresentada na aprendizagem é que se possibilita a construção e a sistematização de uma metodologia que visa o desenvolvimento global da criança, na sua relação com o mundo, integrando os aspectos cognitivos e afetivos.
Nossos fundamentos se sustentam pela epistemologia genética e pelas reflexões a cerca do homem, seus vínculos e desejos que o influenciam em suas modalidades de aprendizagem.
Nosso trabalho tem como objetivo garantir a aplicação do raciocínio na manipulação do conteúdo escolar e cultural de maneira que a criança se identifique e se aproprie da utilização dos conceitos aprendidos em qualquer circunstância ou relação.
Nosso olhar como psicopedagoga é um constante desvendar dos conteúdos específicos, sem deixá-los de lado, buscando abstrair dos mesmos, conceitos implícitos, mecanismos operatórios e sobretudo a maneira como se dá a construção desse conhecimento, assim como seus vínculos afetivos.
Durante todo o processo de acompanhamento o psicopedagogo observará:
Distúrbios de leitura e escrita.
A Psicomotricidade.
Percepção e descriminação visual e auditiva
Coordenação global, fina e óculo-manual.
A função simbólica dentro do desenvolvimento psicomotor.
Percepção espacial.
Orientação e relação espaço-temporal.
Aquisição e articulação de sons e palavras novas.
Elaboração e organização mental.
Atenção e concentração.
Raciocínio lógico.
Percepção pessoal e familiar,
Construção cognitiva,
Construção de vínculos: afetivos, sociais e escolar,

Objetivo
Favorecer e auxiliar aqueles indivíduos que se sentem impedidos para o saber.
Auxiliar indivíduos com transtornos de aprendizagem.
Reintegrar o sujeito da aprendizagem a uma vida escolar e social tranqüila, bem como, a uma relação mais afetiva consigo e com o outro.
Levar o indivíduo ao reconhecimento de suas potencialidades.
Auxiliar o indivíduo no reconhecimento dos limites e como interagir diante deles.
Ajudar o indivíduo na busca de alternativas para alcançar o saber.
Resignificar conceitos que influenciam o indivíduo no momento do aprender.

O Trabalho Psicopedagógico
O diagnóstico psicopedagógico permite-nos um trabalho amplo que abrange desde a intervenção específica e individual, no que se refere aos alunos com transtornos, até a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto nosso trabalho psicopedagógico é construído em cinco movimentos:
Movimento Preventivo
Consiste em:
Auxiliar professores, técnicos e profissionais da área diante das complexidades apresentadas no cotidiano, bem como, na busca da aplicabilidade de novas técnicas e conhecimentos com a intenção de eliminar as fraturas de aprendizagem.
Orientar pais e responsáveis para melhor conduzir as crianças na construção das modalidades de aprendizagem.
Analisar a situação do aluno com dificuldades dentro dos limites da escola e da sala de aula, a fim de proporcionar orientações e instrumentos de trabalho aos professores, para que sejam capazes de modificar o conflito estabelecido.

Movimento de Intervenção Escolar
Consiste em:
· Avaliar o espaço físico e psíquico da aprendizagem quanto aos seus processos didáticos-metodológicos e a dinâmica institucional utilizada.
· Observar: o material didático e sua utilização, as aulas, os professores, os alunos e as relações estabelecidas professor, aluno e escola.
· Diagnosticar as rupturas e apresentar soluções contextualizadas à escola e seus objetivos.
Movimento de Acompanhamento Individual
Consiste em:
Compreender o sujeito de maneira global, percebendo qual é a dimensão da suas relações: família, escola e sociedade.
Como aprende, qual o transtorno de aprendizagem e qual a hipótese da fratura do aprender.
Esse movimento se dá diretamente com o sujeito num atendimento individualizado, buscando investigar, intervir e significar o que não vai bem com o sujeito, seja no âmbito da aprendizagem ou no âmbito social sempre numa perspectiva de resignificação dos conceitos.
Movimento Psicomotor
Consiste em:
Atender crianças com transtornos motores e dificuldade na construção da imagem corporal.
O atendimento Psicomotor busca auxiliar o indivíduo na construção do simbólico no qual se posicionam o corpo e a motricidade do indivíduo.
Quando ocorre o fracasso da representação do próprio corpo é que o atendimento psico-motor se articula num processo que visa resgatar novamente o que está submerso a estrutura do sujeito.
Movimento de Orientação Sistemática para pais e responsáveis
Consiste em:
Atender os pais e responsáveis esclarecendo dúvidas, preparando e organizando procedimentos de maneira sistemática afim de que a dinâmica familiar possa ser resignificada gradativamente com apoio, fundamentação teórica e supervisão constante.
Movimento de Acompanhamento Individual
O atendimento psicopedagógico individualizado é composto de duas etapas:
a) Avaliação
Na busca de um diagnóstico aplicamos testes e avaliações que nos darão subsídios e nos permitirão elaborar um parecer tanto para os pais como para os profissionais de Educação diretamente ligados a criança ou jovem.
A avaliação é composta por no mínimo cinco e no máximo sete encontros semanais. Desses encontros, dois são dedicados aos pais e/ou responsáveis, filhos quando necessário e a criança ou jovem que realizará os testes.
No primeiro encontro faremos a entrevista com os pais e/ou responsáveis, bem como, com a criança. E no último encontro daremos a devolutiva tanto para os pais como para a criança, ou seja, estaremos devolvendo o resultado das avaliações e também do nosso parecer e indicações.
Será entregue um relatório escrito para a escola com parecer do psicopedagogo, com o objetivo de criar parcerias no momento da construção do saber da criança ou jovem em questão.
b) Intervenção
Esse é o segundo momento do atendimento, posterior ao diagnóstico, em que passamos a desvendar e intervir junto ao sujeito da aprendizagem.
A cada 15 atendimentos os pais ou responsáveis terão uma devolutiva do trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como, dos progressos e resultados.
Vale lembrar que o diagnóstico não é algo estanque, pelo contrário ele está submetido a dinâmica, atuação e desenvolvimento da criança.
Durante a intervenção a escola também receberá nossos relatórios e visita como continuidade da parceria proposta na avaliação.
Considerações Finais:
Nossa proposta Psicopedagógica tem o objetivo de trabalhar em parceria com a escola, oferecendo um olhar diferenciado ao aluno, bem como, para com seu desempenho, potencialidades e dificuldades.
Buscamos através do contato com a família e com profissionais ligados a educação entender melhor a criança que apresenta dificuldades no processo de ensino e aprendizagem para com maior eficiência articular, redirecionar e sanar seus transtornos.
Nosso trabalho entende que o psicopedagogo é o interlocutor entre as partes, pais e escola, e que através de encontros, relatórios e devolutivas, a escola, num trabalho de parceria, passa a participar ativamente no movimento de intervenção.
Acreditamos que dentro desse trabalho de parceria o empenho da escola, dos pais, assim como do psicopedagogo será, melhor, compreendido pelas crianças e/ou jovens e os levará à um melhor posicionamento na escola, família e na sociedade.
Angélica Ortigoza

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